Trump rejeita "pessoas de países de merda" nos Estados Unidos
O TPS é um benefício concedido pelos Estados Unidos a imigrantes indocumentados, que não podem regressar aos países devido a conflitos civis, desastres naturais ou outras circunstâncias extraordinárias, permitindo-lhes trabalhar no país com uma autorização temporária.
Donald Trump sugeriu, na réplica, que os Estados Unidos deviam atrair mais imigrantes de países como a Noruega, com cuja primeira-ministra se reuniu na véspera.
Os deputados presentes na reunião ficaram chocados com os comentários, de acordo com o jornal, que não esclareceu se o Presidente norte-americano se referia também à Nicarágua e não identificou os países africanos em causa.
O jornal Los Angeles Times também corroborou a informação, acrescentando que, antes de proferir o insulto, Trump exclamou: "Para que é que queremos haitianos aqui? Para que é que queremos todas estas pessoas de África aqui?
CASA BRANCA NÃO NEGA AFIRMAÇÕES DE TRUMP
"Raj Shah, um porta-voz da Casa Branca, não negou que Donald Trump tenha feito as referidas declarações quando questionado sobre o assunto.
"Certos políticos de Washington escolhem lutar por países estrangeiros, mas o Presidente Trump sempre lutará pelo povo norte-americano", afirmou Raj Shah, num comunicado reproduzido por diversos meios de comunicação social.
COMENTÁRIOS "IGNORANTES E RACISTAS", REAGE A AMERICAN HAITIAN FOUNDATION
A American Haitian Foundation qualificou de "ignorantes e racistas" os comentários feitos horas antes pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, que qualificou o Haiti e outras nações como "países de merda".
"Os comentários do Presidente são ignorantes, racistas, [refletindo] uma total desconsideração para com a dignidade humana do povo haitiano", afirmou Jack Davidson, diretor executivo da fundação, com sede no estado norte-americano do Tennessee.
"Estou envergonhado por ele ser Presidente dos Estados Unidos", realçou.
Publicar um comentário