Estatueta do Pensador pode ser Património Mundial
Carolina Cerqueira, que intervinha no final de um Culto Ecuménico, sustentou que se trata de um reconhecimento digno à figura de origem Cockwe que representa a sabedoria e a generosidade de um povo, também constante das preocupações do Executivo Angolano, à semelhança de Mbanza Congo, cidade elevada em Julho a categoria Mundial.
A ministra, impressionada com o acervo cultural da região Lunda-Cockwe, chamou a atenção em relação aos falsos profetas que fazem da pseudo-religião para exploração e desrespeito que muitas vezes atentam contra a ordem jurídica estabelecida.
A dirigente, que se encontra desde sexta-feira nesta cidade para orientar o Acto Central do Dia Nacional da Cultura, disse contar, para isso, com a colaboração das igrejas num projecto em curso da recolha de opiniões de interesse cultural, em geral.
Enfatizou a necessidade do esforço na transmissão às comunidades da mensagem de esperança por dias melhores, a emancipação da juventude, o respeito à Constituição e à Lei, entre outros valores morais, culturais e patrióticos.
Carolina Cerqueira entende que as igrejas devem empenhar-se na agricultura, tal como no combate a endemias em vários pontos do país, enquanto parceiras privilegiadas que integram a estratégia do Estado, para a diversificação da economia.
O acto decorreu no Campo de Ténis adjacente a Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte (ESPLN) testemunhado por governantes, polítcos, membros da sociedade civil e distintos responsáveis do Ministério da Cultura.
Publicar um comentário